O treino baseado em treino de habilidades é dedicado a pessoas que engajam, com severidade ou em alta intensidade, em comportamentos-problema. Esses comportamentos-problema podem incluir: autoagressão, heteroagressão e destruição de propriedade.
PFA (Practical Functional Assessment)
A PFA é a primeira etapa da intervenção, envolvendo a realização de uma entrevista semiestruturada com os responsáveis objetivando a coleta de informações sobre os comportamentos-problema, onde eles ocorrem, sua frequência e intensidade.
Após essa etapa, é realizada a aplicação da IISCA (Interview-Informed Synthesized Contingency Analyses), um tipo de análise funcional que permite identificar quais comportamentos são emitidos antes da ocorrência dos comportamentos-problema de alta severidade, ou seja, os comportamentos precursores. Exemplos de precursores incluem: gritar, olhar fixamente ou colocar a mão na boca antes de apresentar um comportamento heteroagressivo.
A identificação desses precursores nos permite estruturar a intervenção que irá se basear no ensino de uma comunicação funcional e socialmente aceitável.
A proposta do SBT (Skill-Based Treatment) é trabalhar para substituir os comportamentos problemas de alta severidade que impedem a intervenção por uma comunicação funcional, essa comunicação pode ser através do uso de CAA (Comunicação Alternativa Aumentativa), por verbalizações, gestos ou apontar para uma figura disposta com o objetivo de apresentar uma recusa adequada do que foi solicitado.
Depois da realização da PFA e IISCA, é elaborado o caderno de intervenção/plano terapêutico, a implementação prática é realizada em etapas para substituirmos os comportamentos-problemas por uma comunicação funcional.
Dentro da sala de atendimento é realizado uma separação do ambiente:
Após a delimitação do ambiente e identificação dos comportamento precursores é iniciado o treino para o desenvolvimentos das habilidades funcionais.
A avaliação ocorre de acordo com o desenvolvimento do aprendiz, pode ser necessário reestruturações do plano de tratamento a depender do comportamento apresentado.
Estudos relevantes:
 
                        Deseja saber se o modelo PFA & SBT é indicado para sua criança?
Entre em contato com a equipe do CERNE e agende uma avaliação individualizada.