Habilidades Sociais são um conjunto de comportamentos aprendidos que permitem aos indivíduos interagir de forma eficaz, adequada e satisfatória com outras pessoas. Elas envolvem a capacidade de expressar emoções, compreender e respeitar os sentimentos alheios, comunicar-se claramente, resolver conflitos e estabelecer relações interpessoais positivas. O desenvolvimento dessas habilidades é fundamental para a autonomia emocional e para o bem-estar psicológico e social.
Promover o desenvolvimento de habilidades sociais específicas: participação conjunta, cumprimentos, civilidade, brincadeira e jogo social, autoconsciência, conversação, empatia, pensamento crítico, linguagem e diálogo avançado, amizades, vida comunitária e doméstica.
Estimular a autonomia emocional: ajudar o indivíduo a reconhecer, compreender e gerenciar suas emoções.
Melhorar as relações interpessoais: facilitar a adaptação social e reduzir conflitos.
Incentivar a autoconfiança e autoestima para favorecer o protagonismo na vida pessoal e social.
Avaliação inicial para identificar pontos fortes e dificuldades específicas.
Intervenções em grupo, que podem incluir:
Exercícios práticos para aplicação em situações reais do dia a dia.
Uso de questionários padronizados e entrevistas para avaliar o progresso.
Observação direta das interações sociais e habilidades emocionais.
Registro das dificuldades e avanços relatados pelo paciente e familiares.
Ajustes periódicos no plano de intervenção conforme as necessidades.
Acompanhamento a médio e longo prazo para manutenção das habilidades e prevenção de recaídas.
Fundamental para reforçar as habilidades treinadas no tratamento.
Família atua como suporte emocional e modelo de comportamento social.
Pode participar de orientações e sessões para aprender estratégias que facilitem a autonomia emocional do indivíduo.
Ajuda a criar um ambiente favorável para a prática das habilidades sociais fora do ambiente terapêutico.
Crianças e adolescentes com dificuldades de interação social, como no Transtorno do Espectro Autista, déficit de atenção, ou timidez extrema.
Spence, S. H. (2003). Social skills training with children and young people: Theory, evidence and practice. Child and Adolescent Mental Health.
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