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Habilidades Sociais

Habilidades Sociais são um conjunto de comportamentos aprendidos que permitem aos indivíduos interagir de forma eficaz, adequada e satisfatória com outras pessoas. Elas envolvem a capacidade de expressar emoções, compreender e respeitar os sentimentos alheios, comunicar-se claramente, resolver conflitos e estabelecer relações interpessoais positivas. O desenvolvimento dessas habilidades é fundamental para a autonomia emocional e para o bem-estar psicológico e social.

Promover o desenvolvimento de habilidades sociais específicas: participação conjunta, cumprimentos, civilidade, brincadeira e jogo social, autoconsciência, conversação, empatia, pensamento crítico, linguagem e diálogo avançado, amizades, vida comunitária e doméstica. 

 

Estimular a autonomia emocional: ajudar o indivíduo a reconhecer, compreender e gerenciar suas emoções.

Melhorar as relações interpessoais: facilitar a adaptação social e reduzir conflitos.

Incentivar a autoconfiança e autoestima para favorecer o protagonismo na vida pessoal e social.

Avaliação inicial para identificar pontos fortes e dificuldades específicas.

Intervenções em grupo, que podem incluir:

  • Treinamento de habilidades sociais por meio de modelagem, role-playing (encenação de situações sociais), feedback e reforço positivo.

  • Técnicas de regulação emocional, como mindfulness e estratégias de relaxamento. 

Exercícios práticos para aplicação em situações reais do dia a dia.

Uso de questionários padronizados e entrevistas para avaliar o progresso.

Observação direta das interações sociais e habilidades emocionais.

Registro das dificuldades e avanços relatados pelo paciente e familiares.

Ajustes periódicos no plano de intervenção conforme as necessidades.

Acompanhamento a médio e longo prazo para manutenção das habilidades e prevenção de recaídas.

Fundamental para reforçar as habilidades treinadas no tratamento.

Família atua como suporte emocional e modelo de comportamento social.

Pode participar de orientações e sessões para aprender estratégias que facilitem a autonomia emocional do indivíduo.

Ajuda a criar um ambiente favorável para a prática das habilidades sociais fora do ambiente terapêutico.

Crianças e adolescentes com dificuldades de interação social, como no Transtorno do Espectro Autista, déficit de atenção, ou timidez extrema.

  • Gresham, F. M., & Elliott, S. N. (1990). Social Skills Rating System (SSRS).

  • Matson, J. L., & LoVullo, S. V. (2008). Social skills assessment and training with children and adolescents with autism spectrum disorders. Research in Autism Spectrum Disorders.

Spence, S. H. (2003). Social skills training with children and young people: Theory, evidence and practice. Child and Adolescent Mental Health.

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