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Cuevas Medek Exercises (CME)

O Cuevas Medek Exercises (CME) é um método de fisioterapia neuromotora criado pelo fisioterapeuta chileno Ramón Cuevas nos anos 1970. É voltado para bebês e crianças com distúrbios do desenvolvimento motor, como paralisia cerebral, síndromes genéticas, atraso motor global e outras condições neurológicas.

O CME é baseado em três princípios:

  • Provocar o cérebro a gerar novas respostas motoras automáticas de origem genética
  • Expor á força da gravidade
  • Usar apoios progressivamente distais.

Os principais objetivos do CME são:

  • Promover o ganho de habilidades motoras, como sentar, engatinhar, ficar em pé e andar.
  • Melhorar mobilidade e alongamento muscular integrados aos exercícios
  • Analisar as respostas e propor exercícios desafiadores
  • Procurar sempre a melhor resposta do paciente

  • Reduzir a dependência de apoio manual e aumentar a autonomia

Acelerar o ganho de habilidades motoras, especialmente em fases precoces do desenvolvimento.

Na prática, o CME:

  • É aplicado geralmente em sessões de 40 a 45 minutos
  • A frequência do tratamento depende da avaliação inicial
  • Os exercícios são feitos contra a gravidade, com o terapeuta oferecendo o mínimo de suporte necessário.
  • As sessões são personalizadas de acordo com a evolução da criança, sendo constantemente adaptadas.

  • Os materiais utilizados são próprios do método, como materiais de madeira, canos, tecidos e bolas.

A avaliação no CME é feita de forma dinâmica, observando:

  • Respostas motoras espontâneas da criança aos estímulos.

  • Nível atual de controle postural e equilíbrio.

  • Capacidade de realizar movimentos funcionais (rolar, sentar, engatinhar, ficar em pé e andar).

O acompanhamento geralmente inclui:

  • Registro diário dos exercícios de das resposta do paciente
  • Reavaliações periódicas a cada ciclo de sessões.

  • Registros em vídeo e comparações com sessões anteriores.

Planejamento de exercícios domiciliares com orientações para os cuidadores.

A presença da família é essencial e ocorre por meio de:

  • Auxiliar o terapeuta para iniciar os exercícios, promover a segurança e incentivar a criança
  • Receber orientações específicas para exercícios em casa (home-program).

Estimular o máximo do potencial de desenvolvimento da criança, fortalecendo o vínculo afetivo e a autoconfiança dos pais.

Crianças com:

  • Paralisia cerebral

  • Atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor
  • Síndromes genéticas 
  • Prematuridade
  • Mielomeningocele
  • Outras condições neurológicas que afetam o desenvolvimento motor

A eficácia é maior quanto mais precoce for iniciado o tratamento, idealmente antes dos dois anos de vida.

Embora o CME seja amplamente usado por fisioterapeutas pediátricos no mundo todo, ainda existem poucos estudos científicos de larga escala publicados em periódicos de alto impacto. No entanto, a base teórica do método está apoiada em:

  • Teoria genética de Gesell, também conhecida como teoria da maturação, afirma que o desenvolvimento infantil ocorre através de um processo natural e ordenado, guiado por fatores biológicos internos, como a genética e a maturação do sistema nervoso. Embora o ambiente influencie, Gesell acreditava que a sequência e os padrões de desenvolvimento são intrínsecos à criança e ocorrem em um ritmo individual
  • Neuroplasticidade – capacidade do cérebro de se reorganizar diante de estímulos  direcionados.

  • Biomecânica do movimento

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