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Avaliação Neuropsicopedagógica

A avaliação neuropsicopedagógica é um processo avaliativo que fornecer informações precisas e detalhadas sobre as habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais de uma pessoa, bem como identificar quaisquer dificuldades que possam estar afetando seu desempenho acadêmico, social ou profissional. Ela auxilia na identificação de problemas neurológicos, emocionais ou cognitivos.

Essa avaliação analisa como a criança, adolescente ou adulto aprende, como se comporta em diferentes contextos, e quais fatores neurológicos e emocionais podem estar interferindo nesse processo.

Identificar dificuldades de aprendizagem decorrentes de causas neurológicas, emocionais, pedagógicas ou ambientais.

Traçar um plano de intervenção individualizado, com base nos resultados da avaliação.

Estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional, promovendo autonomia no aprendizado.

Melhorar o rendimento escolar através das adaptações no curriculo de acordo com os prejuízos cognitivos identificados na avaliação.

Apoiar educadores e familiares com orientações específicas para estimular o desenvolvimento acadêmico.

 

A avaliação é realizada dentro de 5 a 6 sessões com duração de 40 a 60 minutos.

A primeira sessão é realizada junto com os responsáveis para a anamnese inicial detalhada do histórico do paciente, as demais sessões ocorrem com o paciente para que seja realizado a aplicação dos instrumentos padronizados e escolhidos de acordo com a necessidade. 

Ao final do processo é realizado uma entrevista devolutiva para apresentação dos resultados.

Após a avaliação, é elaborado um plano de intervenção que pode incluir:

  • Sessões individuais com o neuropsicopedagogo, focadas em estimulação cognitiva, habilidades metacognitivas, organização do pensamento, memória, atenção, entre outros.

  • Uso de jogos pedagógicos, técnicas psicopedagógicas e atividades lúdicas adaptadas às necessidades do paciente.

  • Estratégias personalizadas para ajudar o indivíduo a lidar com suas dificuldades no ambiente escolar ou profissional.

Orientações regulares à família e à escola, para garantir a continuidade do trabalho fora do consultório.

A avaliação é feita por meio de:

  • Entrevistas com o paciente e familiares.

  • Aplicação de testes neuropsicológicos e psicopedagógicos como, Teste de Desempenho Escolar II, Discurso Narrativo Escrito Infantil, Teste Hayling Infantil, Tarefa Span de Blocos – Cors, entre outros.

  • Observação do comportamento durante as sessões.

  • Análise de produções escolares (como cadernos e provas).

  • Em alguns casos, coleta de informações com a escola.

Após a avaliação, é produzido um laudo detalhado, com hipóteses diagnósticas, sugestões de encaminhamentos e plano de intervenção. O acompanhamento consiste em intervenções contínuas e novas avaliações conforme necessidade.

O papel da família é fundamental para o sucesso do processo:

  • Apoiar emocionalmente o indivíduo.

  • Participar de reuniões de devolutiva e orientação.

  • Estimular em casa as estratégias recomendadas no atendimento.

  • Manter diálogo com a escola, favorecendo a integração do ambiente escolar e clínico.

A família é vista como parceira no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Crianças com dificuldades de aprendizagem (dislexia, discalculia, TDAH, etc.)

Estudantes com baixo rendimento escolar, sem causa pedagógica aparente.

Pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento.

Indivíduos com queixas de memória, atenção, linguagem, comportamento ou funções executivas.

Adultos com dificuldades cognitivas adquiridas (após AVC, trauma craniano, etc.)

Jovens e adultos em processos de avaliação vocacional ou de reabilitação cognitiva.

A avaliação neuropsicopedagógica tem base em áreas interdisciplinares como:

  • Neuropsicologia: estuda a relação entre o cérebro e o comportamento.

  • Psicopedagogia: compreende as dificuldades no processo de aprendizagem.

  • Psicologia do Desenvolvimento e Educação: contribui com a compreensão dos estágios e estilos de aprendizagem.

Referências e autores relevantes:

  • Luria, A. R. – Fundador da neuropsicologia moderna.

  • Vygotsky, L. – Teoria sociocultural da aprendizagem.

  • Feuerstein, R. – Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural.

  • Fonseca, V. (2007) – Avaliação Neuropsicológica na infância.

  • Oliveira, M. K. (1992) – Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento.

  • Fernandez, A. (1991) – Psicopedagogia: teoria e prática.

 

  • Sampaio, Marcelle A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO INTERDICSIPLINAR – NEUROPSICOPEDAGÓGICA . Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXXIII, Nº. 000232, 10/04/2023.

 

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