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Avaliação Neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica é um processo é um procedimento que investiga o funcionamento cognitivo e comportamental de um indivíduo, durante a avaliação são utilizados instrumentos como entrevistas, observações clínicas estruturadas e testes padronizados. O objetivo principal é identificar quais são os pontos fortes e dificuldades relacionadas ao funcionamento cerebral, como atenção, memória, linguagem, raciocínio, aspectos emocionais e padrão de funcionamento comportamental.

A avaliação auxilia no diagnóstico de condições neurológicas além de orientar intervenções e tratamentos personalizados.

Identificar déficits cognitivos e comportamentais: Investigar quais funções cognitivas e aspectos comportamentais apresentam indícios de comprometimento.

Orientar reabilitação neuropsicológica: Oferecer auxilio para elaboração de intervenções individualizadas, visando a estimulação ou compensação de funções cognitivas prejudicadas e o fortalecimento de habilidades já preservadas.

Apoiar decisões clínicas e educacionais: Contribuir com informações relevantes para os profissionais de saúde que acompanham o paciente como: médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores e familiares, auxiliando na formulação de estratégias de manejo, encaminhamentos e adaptações necessárias ao contexto de cada  indivíduo.

Monitorar a evolução do quadro: Monitorar as mudanças cognitivas e comportamentais, identificando progressos, estabilidades ou retrocessos.

A avaliação é realizada dentro de 8 a 10 sessões com duração de 40 a 60 minutos.

 

A primeira sessão é realizada junto com os responsáveis para a anamnese inicial detalhada do histórico do paciente, as demais sessões ocorrem com o paciente para que seja realizado a aplicação dos instrumentos padronizados e escolhidos de acordo com a necessidade. 

Ao final do processo é realizado uma entrevista devolutiva para apresentação dos resultados.

  • Avaliação inicial: Testes padronizados, entrevistas clínicas, observações e análise de histórico médico e social.

  • Feedback para paciente e família: Esclarecimento dos resultados, evolução e orientações de adapções necessárias dentro de cada contexto que o avaliado está inserido.

  • Reavaliação para ajustes: Periodicamente, a avaliação pode ser refeita para ajustar intervenções e planejar novos objetivos.

Fundamental para o sucesso: A participação da família é fundamental no fornecimento de informações relevantes sobre o histórico e comportamento do paciente,.

 

Orientação e educação: Os familiares são informados sobre o funcionamento cognitivo e/ou comportamental do paciente, recebendo orientações sobre formas adequadas de interação, estimulação e manejo no cotidiano.

Participação ativa: A colaboração da família no monitoramento e feedback é essencial para identificar mudanças comportamentais e cognitivas.

 

Pacientes com lesões cerebrais: AVC, traumatismo cranioencefálico (TCE) ou tumores.

Pessoas com doenças neurodegenerativas: Alzheimer, Parkinson, demências ou suspeitas de comprometimento cognitivo leve (CCL).

Transtornos do neurodesenvolvimento: Transtorno do defict de atenção e hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA),Transtornos de Aprendizagem. Deficiência Intelectual (DI) ou Transtorno Opositor Desafiador (TOD).

Distúrbios psiquiátricos que impactam o funcionamento cognitivo: Depressão, esquizofrenia ou transtornos de ansiedade.

Pessoas com dificuldades cognitivas sem causa clara: Avaliar queixas relacionadas ao mau funcionamento da memória, atenção, organização ou alterações emocionais significativas.

  • Utilização de testes padronizados e validados, como: WISC-IV (Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – 4ª edição); SON-R – Teste não verbal de inteligência geral (Swim Open-ear Networked Receiver); WAIS-III (Escala de Inteligência Wechsler para Adultos – 3ª Edição; Denver II; SRS-2 (Escala de Responsividade Social (2ª edição)), entre outros.

  • Referências importantes:

    • Lezak, M.D., Howieson, D.B., Bigler, E.D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological Assessment. Oxford University Press.

    • Strauss, E., Sherman, E.M.S., & Spreen, O. (2006). A Compendium of Neuropsychological Tests: Administration, Norms, and Commentary. Oxford University Press.

    • Stuss, D.T. & Knight, R.T. (Eds.). (2013). Principles of Frontal Lobe Function. Oxford University Press.

 

  • MALLLOY-DINIZ, Leandro; SEDÓ, Márcio; FUENTES, Daniel; CORRÊA, Humberto. Avaliação neuropsicológica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
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