Desenvolvimento da fala: fases e dicas para vocĂȘ ajudar o seu filho
- Bru Bozza
- 11 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

VocĂȘ sabia que pode colaborar significativamente com o desenvolvimento da linguagem do seu filho? A participação ativa da famĂlia nos primeiros anos de vida Ă© essencial para ajudar a criança a desenvolver suas habilidades de fala. Hoje vamos falar sobre esse tema e dar a vocĂȘ algumas dicas de como ajudar o seu pequeno (a) nesse processo tĂŁo importante.
Â
Fases do desenvolvimento da fala: o que esperar em cada idade?
Â
·      1 ano
no primeiro ano de vida, espera-se que a criança diga suas primeiras palavras. inicialmente, essas palavras sĂŁo isoladas, como "mamĂŁe" e "papai". alĂ©m disso, o bebĂȘ pode emitir onomatopeias como "au-au" (cachorro), "miau" (gato) e "bibi" (carro). por volta de 1 ano e 6 meses, a criança pode começar a combinar duas palavras, como "da mamĂĄ" e "eu quero".
Â
·      2 anos
Aos 2 anos, começam a surgir as primeiras frases de duas a trĂȘs palavras, como "eu quero papĂĄ". por volta de 2 anos e 6 meses, as frases de trĂȘs a quatro palavras se tornam mais comuns.
Â
·      3 anos
Aos 3 anos, a criança deve ser capaz de repetir trechos de histĂłrias e formar frases de quatro a cinco palavras. nessa fase, Ă© possĂvel iniciar conversaçÔes mais estruturadas e cantar mĂșsicas infantis.
Â
·      4 anos
Com 4 anos, a criança deve elaborar frases de cinco a seis palavras e começar a narrar fatos e histórias.
Â
·      5 anos
Aos 5 anos, a criança deve utilizar tempos verbais corretamente, pedir informaçÔes e construir oraçÔes simples e compostas.
Â
·      6 anos
Aos 6 anos, a criança deve articular todos os sons da fala, usar frases gramaticalmente corretas e narrar histórias com desenvoltura.
Â
Como estimular a fala do seu filho?
Â
VocĂȘ como pai o responsĂĄvel pode sim ajudar nesse processo, por isso, separamos algumas dicas, confira:
Â
1.    Converse regularmente: fale com seu filho usando a pronĂșncia correta das palavras. evite modificar a fala apenas porque estĂĄ se dirigindo a uma criança.
Â
2.    Brinque com sons e palavras: imite sons de animais, conte histĂłrias e cante mĂșsicas infantis.
Â
3.    Nomeie objetos e açÔes: aponte para objetos e açÔes, nomeando-os para ampliar o vocabulårio da criança.
Â
4.    Ouça com atenção: dĂȘ atenção ao que a criança tem a dizer, incentivando a comunicação.
Â
Quando procurar ajuda profissional?
Â
Embora existam marcos esperados para o desenvolvimento da fala, cada criança tem seu próprio ritmo de crescimento. No entanto, se houver sinais de atraso na fala ou dificuldades, como problemas de articulação, é essencial procurar o apoio de um profissional.
Â
Aqui no CERNE, contamos com os melhores profissionais do mercado para ajudar. entre em contato e agende sua avaliação!
Â
Sobre o Centro de ExcelĂȘncia em Recuperação NeurolĂłgica (CERNE)
Fundado no ano de 2016 por Canrobert Krueger e Mariana de Carvalho, a clĂnica Ă© referĂȘncia no atendimento a pacientes com danos neurolĂłgicos. O CERNE possui equipe especializada em diversas ĂĄreas, como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuromodulação e Terapia Ocupacional. O diferencial da clĂnica estĂĄ nos mĂ©todos de tratamento avançados, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Integração Sensorial, ContensĂŁo Induzida, ABA, DENVER, alĂ©m da chegada do primeiro tratamento atravĂ©s da Neuromodulação ao sul do paĂs. Para mais informaçÔes, acesse o site www.clinicacerne.con.br ou as redes sociais Facebook https://www.facebook.com/cerneoficial e Instagram https://www.instagram.com/cerne.oficial/Â
Â
Â