Você sabe quais são as etapas no desenvolvimento da fala das crianças?

Você sabia que o desenvolvimento da linguagem já se inicia desde o nascimento? É o que chamamos de marcos do desenvolvimento auditivo. Na primeira fase da vida inicia-se a estimulação auditiva. Assim que o bebê nasce, ele já começa a assimilar os sons ao seu redor, a voz dos pais principalmente. Se o bebê não reage a esses estímulos iniciais, é importante levá-lo a um especialista.

Dos 0 aos 4 meses o bebê reage ao ambiente, se assusta com alguns sons e se acalma com determinados sons e músicas. Dos 4 aos 7 meses ele já reconhece a voz da mãe. Dos 7 aos 9 meses localiza a fonte sonora para os lados e dos 9 aos 13 meses compreende e responde aos comandos verbais. O primeiro ano de vida é um dos momentos mais esperados pelos pais.  É nesse momento que a criança começa a falar papai e mamãe e a se comunicar um pouco melhor, de forma um pouco mais clara.

Entre os 2 e 3 anos a criança aprende cerca de 200 a 400 palavras e começa a formar pequenas frases, por exemplo “qué água”. Já dos 3 a 4 anos, seu vocabulário aumenta ainda mais, e com mais de 600 palavras a criança já forma frases e conta histórias. É comum ainda apresentar trocas na fala, em alguns fonemas, porém ela já consegue ser facilmente compreendida por todos.

Dos 4 a 5 anos. A criança já conta histórias sem ajuda do adulto e faz questionamentos.  O processo final do desenvolvimento da fala na infância ocorre por volta dos 5 anos. Nesta idade é esperado um vocabulário semelhante ao do adulto, com a fala correta, sem trocas ou inversão de sílabas. A criança já desenvolveu todas as suas habilidades iniciais de fala, já sabe soletrar e daí para frente ela só irá aumentar seu vocabulário.

Leave Your Reply